escada espiral

Manutenção de CORRIMÃO

DE INOX

A manutenção em materiais de inox é muito menor que a manutenção para corrimão de aço, por exemplo.


A manutenção de corrimão de inox pode ser feita de diversas maneiras, a depender do tipo de sujeira ou marca que está em evidência ou do seu cronograma de limpeza da casa ou escritório. 

O corrimão em aço tem uma durabilidade muito maior que outros materiais comuns para corrimãos e tem sido muito utilizado por designer de interiores, arquitetos e engenheiros.
Embora sua manutenção seja menor, ela existe e deve ser feita de maneira correta para não degradar o seu corrimão de inox. 

Por ser um objeto muito manuseado e utilizado, o corrimão de inox deve manter uma rotina simples de manutenção e limpeza para manter-se sempre bonito e brilhante. 

É claro que todo metal está sujeito aos efeitos do tempo e da corrosão - que acontece naturalmente com a exposição do metal à umidade, ao ar e a outras substâncias prejudiciais à mistura de metais do aço inox. O corrimão de inox, embora tenha menos incidência da corrosão, também pode sofrer com essa consequência, se não for bem cuidado. 

A mistura de ferros para o aço inox pode sofrer algumas falhas, do próprio processo de liga. Isso pode aparecer, com o decorrer do tempo, em áreas invisíveis ao olho humano - e com o aumento de exposição ao ar, essas pequenas falhas oxidam e começam a aparecer de maneira visível, quando não há manutenção do corrimão de inox.

No aço inox, há uma película protetora que auxilia e aumenta a vida útil da liga de aço, mas alguns cuidados específicos devem ser tomados pois o maior motivo da corrosão do corrimão de inox não é a sua liga e resistência, mas sim sua rotina de cuidados, quando deixados pra lá. 

 

As situações de cuidado para manutenção do corrimão de inox:


PRODUTOS


Se o seu corrimão de aço inox está em contato com produtos químicos ou ácidos, é preciso que haja uma limpeza mais efetiva e mais frequente. Alvejantes e água sanitária são produtos químicos comuns utilizados na limpeza geral e que devem ser utilizados com cautela. Sempre dilua esses produtos em água fria e utilize com a menor frequência possível.
Os produtos de limpeza abrasivos nunca devem ser utilizados: polidores, saponáceos ou qualquer produto que possa retirar uma parte da película ou da liga do aço pode deixar uma área vulnerável à oxidação. 

 

SAL


O sal é um elemento corrosivo, como todos sabem. A degradação de materiais em aço, em praias, é conhecidamente um problema com o qual as pessoas precisam conviver e evitar ao máximo. O cromo do aço inox é muito corroído através do contato com o sal. Por isso, em litorais ou locais onde o sal pode se acumular, é necessário que haja uma limpeza mais constante. 

 

TEMPERATURAS


Assim como o sal, temperaturas muito altas também são prejudiciais e, neste caso, apenas devem ser observadas, caso seu corrimão esteja exposto a esse tipo de intercorrência. Neste caso, é importante que a liga e a instalação tenham sido feitas por uma empresa séria e competente, materiais confiáveis são essenciais para a durabilidade do seu corrimão de inox. 

 

AÇO e SUJEIRA


O contato do aço inox com outros aços nunca deve ocorrer, principalmente com esponjas de aço. O menor contato com outras ligas pode prejudicar a corrosão. 

Assim também é com poeira e sujeira acumuladas no seu corrimão de inox. 

 

É imprescindível que a manutenção do seu corrimão de inox seja feita de forma regular e com cuidado.
Corrimãos de inox devem ser de qualidade e prezar pelo design, contrate sempre uma empresa de confiança.